Dia da Consciência Negra no Brasil
Quer saber tudo sobre o Dia da Consciência Negra? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender a importância desta data comemorativa e como abordar o tema na empresa. Confira!
No dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e os desafios dos negros no país e o racismo estrutural ainda ainda tão presente na sociedade brasileira.
Diante de uma data com tanto significado, as empresas podem – e devem – promover uma discussão a respeito da inclusão dos negros no mercado de trabalho, especialmente quando consideramos a desigualdade e a proporcionall importância da luta racial em prol de uma socidade mais justa.
De acordo com o levantamento da Síntese de Indicadores Sociais (IBGE), referente ao ano de 2020, pessoas negras encontram os maiores obstáculos para conseguir um emprego formal. Se empregadas, recebem até 31% a menos do que pessoas brancas.
Durante e após a pandemia, essa desvantagem foi acentuada. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que das oito milhões de pessoas que perderam o emprego entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020, 71% seriam homens e mulheres negras, o equivalente a 6,3 milhões.
Outro levantamento, realizado pela Vagas.com, revelou que 47% dos trabalhadores pretos e pardos ocupam posições operacionais e 11,4% posições técnicas. Destes, apenas 0,7% entre as pessoas negras detêm o cargo de diretoria, supervisão e coordenação, de alta e média gestão.
Diante de um retrato tão fiel da desigualdade, é fundamental que gestores e profissionais de RH sejam protagonistas em reflexões e ações para diminuir esse abismo social.